Biden diz que os EUA estão ao lado do povo cubano e exorta o governo a ‘ouvir’ os manifestantes

O presidente Joe Biden disse na segunda-feira ao governo comunista de Cuba para não recorrer à violência contra os protestos de rua e disse que os Estados Unidos estão ao lado dos manifestantes.

“Apoiamos o povo cubano e seu clamor por liberdade e alívio das trágicas garras da pandemia e das décadas de repressão e sofrimento econômico a que foi submetido pelo regime autoritário de Cuba”, disse Biden em um comunicado separado.

“Os Estados Unidos conclamam o regime cubano a ouvir seu povo e a servir suas necessidades neste momento vital, em vez de enriquecer.”

A declaração, com palavras fortes, com certeza irritará os líderes cubanos , que dizem que Washington está provocando os raros protestos de rua em massa no país autoritário.

O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, disse nesta segunda-feira que as sanções econômicas dos EUA foram a causa da turbulência, chamando-a de “política de sufocação econômica para provocar agitação social no país”.

Por sua vez, o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a agitação está enraizada em “expressões espontâneas de pessoas exaustos com o governo cubano”.

No domingo, o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, alertou Cuba contra a repressão aos manifestantes.

“Os Estados Unidos apóiam a liberdade de expressão e reunião em Cuba e condenariam veementemente qualquer violência ou direcionamento a manifestantes pacíficos que estão exercendo seus direitos universais”, ele tuitou. *Informações France24

Categorias:Américas, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.