Lula volta a exaltar o Partido Comunista da China

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a enaltecer o governo da China durante entrevista para o site chinês Guancha.

Lula elogiou o Partido Comunista Chinês, revelando suas ligações políticas e apoio ao governo chinês.

Abordando a questão do enfrentamento da pandemia da Covid-19, Lula declarou: “A China só conseguiu combater o coronavírus com a rapidez que ela combateu porque tem um partido forte, um estado forte, porque tem pulso, tem voz de comando”.

Segundo Lula, “a China é um exemplo de desenvolvimento para o mundo. Espero que outros países aprendam a lição com a China para que a gente possa ser mais forte, com mais distribuição de riqueza”.

Ao mesmo site, no mês de junho, Lula já tinha destacado a atuação da China como “partido político forte” e “poder de comando” do governo ao surto da doença.

“A China é a maior economia do mundo, e ela tem que ser vista assim”, disse o ex-presidente, que criticou a interferência dos Estados Unidos no processo de política externa de países do Brics. Ainda segundo o líder petista, “esquecer os Brics foi um crime contra o Brasil”, pois o país acabou elegendo “pessoas que estavam preocupadas com os americanos e não com os brasileiros”.

“É inacreditável a perseguição às empresas chinesas quando na verdade as empresas americanas querem entrar em qualquer lugar”, completou.

Se precisamos cooperar com a China, devemos estabelecer uma parceria estratégica com a China, assim como eu fiz quando era presidente. Se for necessário cooperar com a Rússia, cooperaremos com a Rússia”, enfatizou.

Finalizando, Lula destacou que, quando era presidente do Brasil, manteve relação próxima com Hu Jintao, que comandou a China de 2003 a 2013.

Categorias:Brasil, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.