Japão se compromete a colaborar em prol do desenvolvimento do continente africano

O chanceler do Japão afirmou que Tóquio está comprometida a ajudar nações africanas em esforços de melhoria de infraestrutura, tendo em mente a expansão da presença da China no continente.

Motegi Toshimitsu expressou a intenção do Japão na terça-feira (29) durante uma reunião de trabalho em um almoço com os colegas das nações do G20, em Matera, no sul da Itália.

Os chanceleres do G20 expressaram opiniões sobre a economia da África, bem como sobre sociedade e desenvolvimento, levando em consideração o impacto da pandemia do coronavírus.

Motegi afirmou que o Japão vai apoiar esforços para construir sistemas de saúde no continente africano, contando também com o oferecimento de vacinas.

Segundo Motegi, Tóquio também deve ajudar a criar melhores ambientes de negócios, por meio da transferência de tecnologias e do desenvolvimento de recursos humanos voltados à indústria.

O chanceler japonês enfatizou que seu país vai apoiar a construção de portos e de outros projetos de infraestrutura, com base no princípio de um Indo-Pacífico livre e aberto. O conceito destaca a importância da liberdade de navegação e do Estado de Direito. As declarações de Motegi foram aparentemente proferidas tendo em mente a crescente influência chinesa no continente africano.

Motegi também falou sobre a intenção do Japão de trabalhar junto com os demais países do G20 em preparativos para a realização da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano, que terá lugar na Tunísia, no ano que vem. *NHK

Categorias:Economia, Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.