Rússia inicia exercícios militares em ilhas reivindicadas pelo Japão

A Rússia começou a realizar exercícios militares de grande escala em ilhas dos Territórios do Norte, cuja soberania é reivindicada pelo Japão.

O comando militar da região leste da Rússia informa que o treinamento de cinco dias iniciado na quarta-feira baseia-se em um cenário de hostilidade entre dois Estados. Os exercícios são realizados nas ilhas de Etorofu e Kunashiri, assim como nas Sacalinas e em outras áreas.

Participam mais de 10 mil soldados, juntamente com até 500 veículos militares, cerca de 30 aeronaves e em torno de dez embarcações. Estão programadas operações de desembarque.

A Rússia controla as quatro ilhas, incluindo Etorofu e Kunashiri. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.

O governo russo considera as ilhas e redondezas um ponto de importância estratégica na ligação do Mar de Okhotsk com o Oceano Pacífico. Em fevereiro, a Rússia realizou exercícios em um campo de treinamento da região, com a participação de mais de mil militares.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão apresentou protesto formal à Embaixada da Rússia em Tóquio, argumentando que o aumento do poderio militar nos Territórios do Norte contraria o posicionamento japonês. *NHK

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.