Japão e Sudeste Asiático lançam projeto de armazenamento de CO2

O Japão, os Estados Unidos e a Austrália estão fazendo parceria com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), composta de 10 países membros, em uma iniciativa para ajudar essas nações na direção da emissão zero de carbono.

Autoridades dos 13 países realizaram encontro online na terça-feira e concordaram em promover tecnologias para a captura, uso e armazenamento de carbono, ou CCUS na sigla em inglês, onde as emissões de instalações de geração térmica de eletricidade e outras unidades sejam armazenadas no subterrâneo e usadas na produção de combustíveis e produtos químicos.

Mais de 100 empresas, institutos de pesquisa e organizações internacionais demonstraram interesse em participar da iniciativa. Os participantes ajudarão a identificar terras no sudeste asiático que sejam adequadas para o armazenamento de dióxido de carbono.

Na reunião da terça-feira, o ministro da economia, comércio e indústria japonês Kajiyama Hiroshi disse que “as projeções dizem que cada país membro da ASEAN tem a capacidade de armazenar mais de 10 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. Nós temos que explorar todo esse potencial para podermos realizar a descarbonização em toda a Ásia”.

As nações do sudeste asiático dependem fortemente de combustíveis fósseis, e este negócio pode ajudar a reduzir o impacto ambiental. O empreendimento também beneficia o Japão, que visa emissões zero de gases causadores do efeito estufa até 2050, mas tem pequena capacidade de armazenamento subterrâneo. *NHK

Categorias:Mundo, Tecnologia

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.