Guterres renova seu mandato na ONU até 2026

O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres foi reconduzido ao cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Por meio de uma Assembleia Geral, os países membros da ONU renovaram o mandato de Gueterres à frente do órgão para o período 2022-2026.

O político português fez o juramento com a promessa de agir com independência de estados membros ou organizações, durante cerimónia que contou com a presença do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nosso maior desafio, que é ao mesmo tempo nossa maior oportunidade, é usar essa crise para virar a maré em direção a um mundo que aprende lições, promove uma recuperação justa, verde e sustentável e mostra o caminho para uma cooperação internacional eficaz para enfrentar o global questões, disse Guterres.

“Esta etapa será um verdadeiro esforço para fortalecer o que funciona e ter a coragem de aprender as lições do que não funciona”, acrescentou.

Guterres foi o único candidato ao novo mandato. Outras 10 figuras buscaram o cargo, mas suas candidaturas não foram formalizadas porque não contaram com o apoio de nenhum dos 193 países que compõem a ONU. * Informações NTN24 / AFP

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.