Biden reagrupa a OTAN e enfatiza os compromissos dos EUA com a defesa coletiva

O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou na segunda-feira que a Otan deve se adaptar aos novos desafios colocados pela China e pela Rússia.

Chegando à sede da OTAN em Bruxelas para uma cúpula com seus 29 homólogos, Biden enfatizou que a aliança era “criticamente importante” para a segurança dos Estados Unidos.

Sua primeira visita como presidente à cúpula foi anunciada como uma renovação de títulos depois que seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump, questionou o compromisso dos Estados Unidos.

Mas também é um momento para renovar as prioridades e estratégias para lidar com Moscou e Pequim e a retirada apressada da OTAN do Afeganistão.

“Acho que há um reconhecimento crescente nos últimos anos de que temos novos desafios”, disse Biden ao Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em conversações bilaterais antes da cúpula principal.

O comportamento da Rússia e da China é motivo de preocupação, disse o presidente.

“Quero deixar claro: a OTAN é extremamente importante para os interesses dos EUA em si. Se não houvesse, teríamos que inventá-la”, acrescentou.

E ele enfatizou mais uma vez que o Artigo 5 do tratado da OTAN – a obrigação dos membros de se defenderem, uma vez questionada por Trump – era uma “obrigação sagrada”.

Os aliados deveriam concordar com uma declaração enfatizando um terreno comum para garantir sua retirada do Afeganistão , respostas conjuntas a ataques cibernéticos e o desafio de uma China em ascensão.

“A China não é nosso inimigo … Mas precisamos enfrentar juntos, como aliança, os desafios que a ascensão da China representa para nossa segurança”, disse Stoltenberg a repórteres. *i24News

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.