Facebook reverte proibição de conteúdo sugerindo que Covid-19 é feito pelo homem

O Facebook reverteu sua política de proibição de postagens sugerindo que a Covid-19 surgiu de um laboratório em meio a um debate renovado sobre as origens do vírus, levantando novas questões sobre o papel da mídia social no policiamento da desinformação.

O mais recente movimento do Facebook, anunciado na noite de quarta-feira (26) em seu site, destaca o desafio para a maior rede social do mundo de erradicar conteúdo falso e potencialmente prejudicial, enquanto permanece aberto ao discurso.

“À luz das investigações em andamento sobre a origem da Covid-19 e em consulta com especialistas em saúde pública, não removeremos mais a alegação de que a Covid-19 é feita pelo homem”, disse o comunicado.

A nova declaração atualiza as orientações do Facebook em fevereiro, quando disse que eliminaria as falsas alegações sobre o novo coronavírus .

A ação seguiu a diretiva do presidente Joe Biden às agências de inteligência dos EUA para investigar teorias concorrentes sobre como o vírus surgiu pela primeira vez – por contato com animais em um mercado em Wuhan, China, ou por meio da liberação acidental de um laboratório de pesquisa na mesma cidade.

A mudança do Facebook, que pode impactar o que cerca de três bilhões de usuários de seus aplicativos veem, destaca a controvérsia sobre os esforços agressivos da mídia social para erradicar a desinformação sobre tópicos onde os fatos podem estar evoluindo.

“As informações mudam com o tempo, e as organizações responsáveis ​​- veículos de mídia social e verificadores de fatos – tomam decisões com base nas melhores informações disponíveis, mas permanecem abertas e dispostas a mudar suas avaliações à medida que novas informações surgem”, Rebekah Tromble, diretora do Institute for Data , Democracia e Política da Universidade George Washington disse à AFP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.