Risco de novas erupções do vulcão da República Democrática do Congo provoca êxodo em massa em Goma

Milhares de pessoas correram para fugir da cidade congolesa de Goma nesta quinta-feira (27), algumas abrindo caminho por paisagens marcadas com lava, depois que autoridades disseram que uma segunda erupção vulcânica pode acontecer a qualquer momento.

Magma, a rocha derretida que normalmente fica sob a crosta terrestre, foi detectada sob a cidade e no adjacente Lago Kivu, disse Constant Ndima Kongba, governador militar da província de Kivu do Norte, citando dados sísmicos e de deformação do solo.

“Dadas essas observações científicas, uma erupção em terra ou sob o lago não pode ser descartada no momento e pode ocorrer com muito pouco ou nenhum aviso”, disse ele.

Trinta e uma pessoas foram mortas na noite de sábado quando o Monte Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos do mundo , lançou uma parede de lava laranja colina abaixo em direção à cidade, destruindo 17 aldeias no caminho.

A lava parou a apenas 300 metros do aeroporto de Goma, o principal centro de operações de ajuda no leste da República Democrática do Congo . Grande parte da cidade foi poupada, mas centenas de terremotos destruíram edifícios e abriram rachaduras na terra. *France24

Categorias:Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.