Chanceleres do G7 encerram encontro e assumem postura firme em relação à China

Chanceleres dos países pertencentes ao Grupo dos Sete encerraram seu encontro de três dias, na quarta-feira, em Londres, com um comunicado conjunto que assume uma posição firme em relação à China.

Eles expressaram preocupação com a situação nos Mares da China Oriental e Meridional e arredores, onde Pequim tem ampliado a sua presença. Os ministros reiteraram forte oposição a quaisquer ações unilaterais que possam minar a ordem internacional baseada em regras.

Os chanceleres afirmaram que continuam profundamente preocupados com violações dos direitos humanos e abusos em Xinjiang e no Tibete, assim como com a situação em Hong Kong. Eles pediram à China que respeite padrões básicos de direitos humanos e a liberdade.

A declaração ressalta a importância da paz e da estabilidade ao longo do Estreito de Taiwan e encoraja a resolução pacífica de questões envolvendo as duas margens do estreito. Os ministros apoiam a participação significativa de Taiwan em fóruns da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Assembleia Mundial da Saúde (AMS).

Observando preocupações com o que diz ser práticas da China que minam sistemas econômicos livres e justos, incluindo comércio e investimentos, o comunicado insta Pequim a cumprir obrigações e responsabilidades compatíveis com seu papel econômico global.

O documento ressalta a importância da manutenção de um Indo-Pacífico livre e aberto, com base no Estado de direito e em outros valores. Diz que o G7 trabalhará juntamente com membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e outros países para essa finalidade. *NHK

Categorias:Internacional, Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.