Mais de 200 hondurenhos retornam ao país

Mais de 200 hondurenhos retornam ao país

Mais de 200 hondurenhos que faziam parte da caravana de imigrantes que deixaram Honduras no sábado com a intenção de chegar aos Estados Unidos decidiram voltar ao país voluntariamente, informou hoje uma fonte oficial em Tegucigalpa.

“Temos informações de que há mais de 200 pessoas que decidiram voluntariamente retornar ao país”, disse a repórteres a ministra hondurenha dos direitos humanos, Karla Cuevas.

Ele assegurou que essas pessoas têm “garantido um retorno assistido e que as instituições podem recebê-las e contribuir para que possam ser transferidas para seus locais de origem em condições decentes”.

Ele ressaltou que mais de 200 pessoas decidiram “não continuar nessa estrada e já estamos recebendo” em Agua Caliente, a fronteira entre Honduras e Guatemala.

Cuevas destacou a importância de “assegurar a garantia dos direitos das pessoas que decidiram enfrentar esse caminho” e anunciou que uma equipe do Ministério dos Direitos Humanos na Guatemala e outro na alfândega ponto entre os dois países para Os imigrantes “têm seus direitos garantidos”.

Mais de 400 hondurenhos que fazem parte de uma segunda caravana de imigrantes que pretendem chegar aos Estados Unidos entraram em El Salvador na quarta-feira.

Imigrantes decidiu iniciar a viagem para os Estados Unidos um dia depois de o presidente do país Donald Trump ameaçou retirar “imediatamente” na assistência a Honduras se outra caravana de hondurenhos, 3.000 segundo a ONU e cruzando Guatemala , não pára antes de chegar nesse país.

Trump também ameaçou não permitir que imigrantes hondurenhos entrem em seu território e os colocará na prisão antes de deportá-los para o país da América Central.

Fontes: La  Tribuna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: